Cesta de Dona Maricota

Semana Alimentação - João Bolinha.

• Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 22h48
  • Última atualização em Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 22h52

Semana da Alimentação

Cesta de Dona Maricota

Pré-escolar Municipal João Bolinha

Por mais que a alimentação seja de suma acuidade a todos, sua relevância é acentuada no princípio da vida, pois é de senso comum dizermos que a alimentação é parte crucial para o desenvolvimento. Uma boa alimentação é decisiva para uma vida saudável, agindo de maneira preventiva em inúmeros casos de saúde. Segundo Humberto Queiroz, “é melhor prevenir que remediar. Opte por alimentos saudáveis(...)”. Assim, inferimos que uma boa alimentação é base para uma vida sem complicações de saúde.

É justamente na infância que bons hábitos são estruturados, construindo de maneira paulatina conhecimentos que são colocados em prática sem maiores esforços, uma vez que são tomados como partes de uma rotina.

Assim pensando, a equipe do Pré-escolar Municipal João Bolinha executou o projeto Cesta de Dona Maricota, festejando a Semana da Alimentação, que ocorreu do dia 16 a 20 de outubro.

Foram propostas atividades diversas, que levaram conhecimento quanto à alimentação saudável aos alunos de maneiras criativas e envolventes.

Sexta-feira, 13 de outubro - Documentário – Muito além do peso (comunidade escolar).

Segunda-feira, 16 de outubro – Apresentação do livro a cesta de Dona Maricota- Aula expositiva.

Terça-feira, 17 de outubro – Manuseio de jogos da memória de frutas e legumes (maternal e 1° período).

- Alinhavos das frutas (maternal e 1° período).

- Contação de história (2° período).

- Visita na cantina da Escola (2° período).

- Roda de conversa, sobre a importância de se alimentar com produtos naturais e dicas para uma alimentação saudável. (2° período).

Quarta-feira, 18 de outubro – Pintura das frutas e hortaliças (maternal)

- Ilustração da história (2° período).

Quinta-feira, 19 de outubro – Confecção de frutas com massinha de modelar (2° período).

Confecção painel de frutas, legumes e verduras (1° período).

- Degustação das frutas (maternal).

- Pirâmide Alimentar (1° e 2° período).

Sexta- feira, 20 de outubro - Culminância do projeto.

- Teatro – A Cesta de Dona Maricota.

- Exposição das atividades desenvolvidas durante a semana para a comunidade escolar.

"A saúde não está na forma física, mas na forma de se alimentar". (Fábio Ibrahim El Khoury)