Semana da Criança Pingo

• Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 21h29

Semana da Criança

Creche Pingo de Gente

O ensino infantil é constituído por momentos que constroem a educação pueril por meio de desenvolvimento cognitivo, motriz e social, edificando as bases que sustentarão no futuro habilidades cruciais ao educando. O aspecto lúdico, ainda mais que na educação básica regular, faz-se importante, uma vez que é por meio dele que educa-se/aprende-se com prazer, sem deixar às favas os intentos que permeiam tal ação, aproveitando ao máximo o processo de ensino/aprendizagem. De acordo com Vygotsky (1998 apud MAFRA, 2008, p. 11): “As maiores aquisições de uma criança são adquiridas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade.”

Admitindo isso como apropriado, a Creche Pingo de Gente realizou A Semana da Criança, que ocorreu entre os dias 2 e 6 de outubro – Semana Escola em Movimento, com o intuito de proporcionar uma semana agradável, alegre, por meio de atividades diversas orientadas pelo corpo docente e pela equipe gestora, que organizaram um cronograma de atividades, variando-as dia após dia ao longo de toda a semana.

• Segunda-feira – Exposição de livros – professores lendo para as crianças.

A leitura instrui enquanto envolve e encanta. Entretanto, a ideia não é apresentar a leitura como ferramenta para aprender, mas como algo lúdico e capaz de encantar e divertir – a aprendizagem, nesse caso, passa a ser um delicioso efeito colateral!

• Terça-feira – Contação de histórias (chapeuzinho vermelho).

Contar histórias é uma arte, é fantástico. Torna o ensino mais lúdico e motivador, cultivando desde muito cedo o interesse pela leitura, cativando o discente por meio da magia dos contos infantis clássicos.

• Quarta-feira – Presença dos alunos da educação integral com música

O Principal objetivo de trabalhar música na escola é garantir que o ser humano seja trabalhado de maneira ampla, conhecendo as vertentes da arte, podendo assim, por meio do envolvimento direto com o objeto artístico, perceber-se não apenas com interlocutor da arte, mas como possível agente desta.

• Quinta-feira – Reunião de Pais – 1º vídeo – A importância da arte na vida das crianças, 2º vídeo – reportagem- papel educação infantil.

Essa instituição, em reuniões e encontros com os pais, tem o objetivo de integrar Escola – Família – Comunidade, favorecendo o desenvolvimento de aptidões intelectuais, físicas e sociais da criança, por meio de um processo participativo, coerente e responsável.

• 6ª FEIRA – Festa do dia das Crianças

O objetivo de educar, assistir e recrear a criança na busca do seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, intelectual, emocional e social mostra-se latente, frente à necessidade de um processo de ensino/aprendizagem lúdico, sem deixar de ser eficaz. Mais que receber alunos, fazê-los amar o ambiente escolar é um grande desafio, contudo, vem sendo alcançado dia após dia.

A qualidade dos serviços prestados retrata-se na avaliação dos exigentes pais.

“Só tenho a agradecer e parabenizar por tudo. Minha pequena é muito bem cuidada e amada. (...) Dou meus parabéns! E que Deus regue o coração de amor!” (Cíntia)

“Para mim é muito gratificante, pois meu filho é muito bem cuidado.” (mãe anônima)

“Parabéns aos profissionais! Parabéns à Escola! Estrutura, lazer e educação de ótima qualidade. Parabéns e obrigada por tudo, Pingo de Gente!” (Fabrícia Alcântara)