Semana da Criança

• Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2017, 21h42
  • Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2017, 21h42

Semana da Criança – Pré-escolar João Bolinha

A interação, a socialização em grupo, o desenvolvimento de motricidade, criatividade e habilidades para realização de atividades de lazer são componentes da idiossincrasia do aprender por meios lúdicos, que se faz ainda mais importante na vida escolar infantil do educando. De acordo com Vygotsky (1998 apud MAFRA, 2008, p. 11): “As maiores aquisições de uma criança são adquiridas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade.”

Entendendo assim, buscando dinamismo no ensino dos discentes, o Pré-Escolar João Bolinha desenvolveu o Projeto Semana da Criança, que ocorreu entre os dias 2 e 6 de outubro – Semana Escola em Movimento, com o intuito de proporcionar uma semana agradável, alegre, valorizando brincadeiras e incentivando o convívio harmonioso na sala de aula, nos jogos e brincadeiras.

Para tal, uma semana inteira de atividades especialmente desenvolvidas para os alunos foi carinhosamente orquestrada pelo corpo docente da instituição, entretendo e, concomitantemente, preparando os alunos para a vida escolar vindoura.

Desenvolveu-se de maneira a proporcionar dias com atividades diferentes, surpreendendo a cada instante o público, ávido por novidades.

•  Segunda-feira: passeio ao campo de futebol Gouveião com jogos e brincadeiras.

• Terça-feira: Passeio na Praça – cada criança trouxe seu brinquedo favorito.

Este ato contou com a presença do prefeito Alencar Souto, que interagiu com todos ali presentes.

• Quarta-feira: Jogo de futsal na quadra poliesportiva da Escola Estadual Walmir Almeida Costa

• Quinta-feira: Momento circense com o Trupe Teatral UAI

•  Sexta-feira: Sessão Pipoca – exibição de lindos filmes para os alunos.

A participação dos pais no processo educacional otimiza o método de ensino, além de enraizar na criança por meio do exemplo a importância da educação na sua vida. Este evento contou a participação de pais, que se dispuseram espontaneamente em prol de seus filhos.

A resposta dos pais reflete a satisfação que provém do zeloso trabalho da instituição:

“Deposito toda a minha confiança e segurança e confiança e segurança de que minha pequena [filha] é tratada com carinho, dedicação e respeito. Sou muito grata pela confiança nunca quebrada, pela segurança nunca interrompida. Essa fase dela não voltará nunca mais, por isso fico muito feliz por ela ter começado sua jornada escolar num lugar tão especial.” (Jéssika A. Moreira)

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.” (Paulo Freire)